Dias desses minha esposa estava copiando uns arquivos Mp3 de Radio Old Shows que ela gosta de ouvir. Sem pestanejar perguntei a ela se sabia que os mesmos shows estavam disponibilizados em formato de podcast – o que não deu muita confiança. Perguntei de forma diferente se ela sabia que poderia baixar estes mesmos arquivos automaticamente no ipod dela sem precisar ficar copiando no computador e depois enviando ao player?  Ela quis saber como fazia e em questão de minutos mostrei no iTunes como procurar por podcasts relacionados com Radio Old Shows e como subscrever para baixar automaticamente. Feito isto todas as noites eu orgulhoso via ela dando um refresh nos feeds antes de dormir.
Alguns dias depois mexendo no celular dela vi que ela comprou um aplicativo para baixar podcast. Realmente fiquei surpreso que em tão pouco tempo ela aprendeu como baixar e até comprar aplicativo para não depender de fazer o sync todos os dias.
Eu sei que muitos possam estar pensando “espera aí, sua esposa não ouvia o seu podcast, não acompanhou o Prêmio Podcast ou lia seu blog? Sinceramente não. Ela tinha coisa mais importante para fazer. 🙂
O ponto é que ela não sabe quem inventou o podcast, não sabe como surgiu, não sabe que o feed é obrigatório, não sabe de nada o que todos nós podcasters achávamos que os ouvintes deveriam saber para começar a ouvir podcast. Mas o mais importante ela sabe: Como baixar e ouvir podcast.
Acho que isto nos ensina uma grande lição. Muito de nós ou se não a maioria sempre se preocupou em explicar o que é podcast. Muitos sites de podcasts estão recheados de informações técnicas tentando cativar o interesse de novos ouvintes. Mas na realidade o que o ouvinte precisa é saber como ouvir.
As energias usadas para explicar o que é podcast podem muito bem ser economizadas caso façamos um manual simples ou dizer diretamente como ouvir. Me lembro quando eu era pequeno meu pai explicou para mim como eu podia gravar a minha voz num gravador de rolo que tinhamos. “Aperta aqui e comece a falar” Ele não precisou entrar na parte técnica de quem inventou o gravador ou de onde veio esta idéia. Naquele momento eu só queria saber como gravava a voz para poder ficar brincando até terminar o rolo.
Muitas vezes e indiretamente acabamos menosprezando o poder das pessoas em aprender novas coisas. O que poderia ser simples mostrando como subscrever no iTunes por exemplo acaba passsando por uma aula técnica de como o podcast surgiu.
Assim como muitos não sabem quem inventou o radio, a televisão e outros meios de comunicação, mas todos sabem como ligar, ouvir e assistir. Eles não estão interessados na história e sim em apenas usufruir de uma boa música ou programa de tv.
Tenho certeza que depois de ensinarmos como ouvir podcast, o ouvinte vai apenas clicar nos feeds como se estivesse ligando um radio ou uma TV.
Além disso precisamos  disponibilizar o conteúdo em todo lugar não apenas se limitando ao feed. Mas aí já é um assunto para outro texto.

Textos