Qual é o atual cenário do Podcast Brasileiro?

Na última quinta-feira a podosfera ficou agitada com o anúncio das meninas do Monalisa de Pijamas sobre o fim do Monacast. Para muitos foi uma surpresa e eu mesmo sabendo com alguns meses de antecedência devido a Raquel (Mafalda) ter me contado sobre esta possibilidade, acreditava ainda na esperança que não fosse verdade. Infelizmente este dia chegou e deixou muitos ouvintes tristes. Não vou ficar aqui insistindo para as meninas voltarem, pois conforme elas mesmo disseram, muita coisa pesou e foi uma decisão formada a vários meses. É uma pena, é um excelente podcast e realmente fará falta no cenario brasileiro.
Mas não estou aqui para falar delas. Estou aqui para falar o podcast no cenário brasileiro. Sei que será um assunto delicado onde pessoas poderão se sentir ofendidas ou indignadas com algumas observações minhas. Sei também que as vésperas do lançamento do Prêmio Podcast 2009, este artigo não poderá ajudar na divulgação do prêmio. Então porque vou escrever? Porque sou chato e Alguém Precisa Falar.
Em dezembro de 2008, num artigo intitulado “Quando o podcast brasileiro irá amadurecer?” comentei do perigo de em 2009 acontecer o mesmo que aconteceu em 2005 onde muitos pararam de gravar. No texto eu expliquei o porque e recebi na época muitas criticas não só pelo twitter como também na lista de discussão sobre podcast. Alguns podem pensar agora que estou aqui “rotando camarão” e jogando na cara o “Mas eu te disse” e como “certos” deram a entender hoje, estou alegre por ter profetizado este “podfade” em 2008 depois de ter comentado no twitter que eu escrevi um texto sobre exatamente o que está acontecendo.
Voltando ao cenário brasileiro, muitos hoje começaram a discutir o porque de podcasts acabarem. Muitas teorias como falta de feedback, falta de tempo, patrocínio entre outros foram citados. Até que um amigo meu pediu a minha opinião sobre o cenário atual. O que mudou desde que eu escrevi o texto em 2008. Olha vou ser bem sincero e é apenas a minha opinião o que não deve ser levado a sério a não ser que ajude as pessoas discutirem ou formarem uma opinião sobre este assunto. O Podcast brasileiro do jeito que anda não tem futuro. Eu sei que é uma afirmação forte e para alguns possa até ser errônea, mas ao analisar friamente sem amizades e sem interesses, chego a conclusão que do jeito que as coisas andam, será questão de tempo para esta mídia parar no tempo. Não quer dizer que o podcast irá acabar. Pelo contrário, alguns irão sobreviver e teremos sempre novos podcasts inspirados talvez nos que acabaram. Você pode pensar, o que este maluco tá falando que o podcast não tem futuro e logo em seguida falando que irão aparecer novos podcasts e tal?
Quando digo que o podcast não tem futuro do jeito que as coisas andam, eu quero dizer como uma comunidade. Como uma mídia unida em prol dos interesses de todos. Para tentar explicar o que eu quero dizer, terei de traçar ponto por ponto sobre o atual cenário do podcast brasileiro. Vou tentar aqui descrever alguns motivos que ajudam acabar com o podcast.
Imprensa
Embora este ano alguns canais de comunicações, portais começaram a investir no podcast, não fizeram da forma certa. Existe um grande desrespeito da mídia jornalística em cima do podcast independente, que não seja corporativo. Dois exemplos para ajudar o meu raciocínio: Em 2008 durante o Prêmio Podcast, eu como organizador fui entrevistado pelo Estadão no caderno Link. Esta entrevista além de tomar o meu precioso tempo, gastou alguns impulsos de chamada internacional, por ter me oferecido ao “jornalista” para eu ligar na redação, afinal era meu interesse também em divulgar o Prêmio. No dia previsto para sair a matéria, tive a surpresa de minha entrevista ser resumida em apenas uma linha “Este ano terá o Premio Podcast”. Nunca vi na minha vida em todos os anos que trabalhei na area jornalistica, um tremendo desrespeito ao entrevistado e o pior, ao podcast brasileiro. Este mesmo jornal que procura informar as pessoas, coloca uma seção de podcasts em seu portal, sem feed. Em outras palavras, se não tem feed, não é podcast. A impressa sim tem grande parcela de culpa do podcast brasileiro não ir para frente. Um por desinformação e outro por interesses.
Feedback
Outros culpam a falta de feedback. Pode até ter uma certa parcela de culpa mas não que necessariamente isto influa diretamente. Falta de feedback não quer dizer que o seu podcast é ruim ou não é ouvido. Um bom exemplo que eu gosto de usar é o podcast do Adam Carolla. Ele tem uma média de 500 mil downloads por semana. Está sempre no top do iTunes Store. A média de comentários no site dele de 100 ou 200 por episodio. (O site deu um crash e perdeu os comentários) Não faria sentido ele parar de gravar um podcast que tem uma média de meio milhão de downloads por episódio só porque tem pouco feedback. Para ele o feedback principal é os ouvintes dele continuarem baixando os episódios. Isto deveria ser o pensamento dos podcasters no Brasil mas como sabemos não é. No Brasil falta de comentário é falta de interesse do ouvinte. Não levam em conta que nem sempre o ouvinte tem tempo disponível para comentar, pelo fato de muitos nem entrarem nos sites baixando diretamente os episódios pelos feeds.
Publicidade
Muitos falam que a falta de publicidade ajuda acabar com o podcast. Bom a realidade é que no Brasil o podcast não está preparado para receber publicidade. São vários fatores que contribuem esta falta de preparação. Primeiro o anunciante ou agencia não se interessa nos podcasts com baixa audiência e isto que estamos falando numa média de 10.000 downloads. Aí temos o público. Não foi a muito tempo atras que tivemos uma indignação de ouvintes por que seu podcast preferido estava com anuncios de acordo com o episódio. Nem quero entrar no mérito da questão se é correto ou não fazer isto. O que acontece é que o publico se acostumou sem a publicidade e agora muitos não entendem que para poder viver disso, sem correr o risco de parar de gravar, precisa sim patrocínios. Depois que o podcast para, vem a turma do “Vamos fazer campanha para eles voltarem” e aí my friend é too late.
Desrespeito
É incrivel como os ouvintes e acreditem, não é somente no Brasil pois aqui também acontece, desrespeitam um podcaster quando grava um episódio de um assunto que não é do seu interesse. Não concordo com a cobrança do publico por uma coisa que recebe de graça. Meu pai sempre dizia antes de morrer, “se você está assistindo um programa na TV e não gosta, mude de canal. Não perca tempo da sua vida assistindo e criticando o programa. Seria burrice da sua parte”. Se ele não falou isto, tenho certeza que faltou oportunidade. Então, não gostou do episódio? Dá um stop de player e deleta o arquivo. Pare de reclamar por algo que os podcasters dedicaram parte do seu tempo em criar a pauta, gravar, editar, fazer show notes, deixando tudo certinho para você receber o episódio no itunes. Aproveite o tempo que você economiza ao não escutar o podcast de um assunto que você não gostou e procure novos podcasters. Abra o seu horizonte, e veja que o mundo não está conectado a um ou dois podcast apenas. Tem muita coisa boa por aí.
Falta de Apoio
Este ponto agora é delicado. Quando comecei com o podcast em 2005, o que motivava a gravar era o apoio dos podcasters pioneiros. Ficava contente quando o Gui Leite, Macari, Maestro Billy, Bia Kunze, Sergio Vieira, Marcelo Oliveira, Vito Andoline, Alexandre Sena, enfim todos os antigos citavam algum lance do meu podcast ou de alguma frase que eu utilizava. Sabia que meu podcast não era bom o suficiente para cativar a audiência deles regulamente. Mas ficava animado com uma simples citação mesmo sabendo e tendo certeza que provavelmente eles não me ouviram. Eu via o interesse dos “Pioneiros” em divulgar esta mídia sem interesses proprios e sim pela possibilidade que estávamos tendo na época. Foi o motivo que me induziu a criar um portal para hospedar podcast e depois criar o Prêmio. Afinal eu assim como eles, estava e estou interessado na divulgação do podcast brasileiro e queria incentivar os novos.
Hoje infelizmente isto já não acontece. Os podcasters hoje que são o destaque no cenário nacional não dão apoio na divulgação da mídia. E antes de levar pedradas deixe me explicar. Concordo por exemplo que o pessoal do Nerdcast e do Rapaduracast não tem tempo para ouvir outros podcasts, devido terem que cuidar dos sites, das pautas, das edições e etc. Por este motivo que realmente pode ser válido, eles acabam não se envolvendo na podosfera e não incentivam esta mídia maravilhosa que é o podcast. Eles não tomam a iniciativa de fazer algo em prol do podcast assim como os pioneiros faziam. As vezes até entendo o motivo, mas infelizmente o que dá a entender é que eles estão mais interessados nos seus podcasts do que o podcast brasileiro. E não os culpos pois afinal eles conseguiram ganhar $$ com o podcast e precisam se dedicar a ele. Muitos e até mesmo eles podem achar um absurdo o que estou falando mas o fato é que se eles começarem a dar apoio, a incentivarem a ouvir outros podcasts e até mesmo começar a citar, tenho certeza que muitos assim como eu em 2005 terá o animo em gravar e muitos farão o mesmo em incentivar e citar outros. Pois se os “Grandões” derem exemplo, os “Menores” irão seguir. As vezes uma simples citação será o suficiente para animar o ego dos “suplicantes”. O que eu cobro também deles é uma participação mais ativa tanto nas listas como no twitter para discutir como podemos divulgar mais e mais o podcast brasileiro. E todos realmente notam a falta do apoio deles e espero que eles possam entender a minha puxada de orelha neles pois afinal, eu os admiro e tenho um grande respeito.
Desunião
Este pra mim é o principal motivo do podcast brasileiro não ir para frente. A podosfera não é unida e existe sim muita inimizade. Mas como esta desunião prejudica o podcast brasileiro? Vamos começar com a ABPOD. A associação foi criada com o objetivo de unir a comunidade, trabalhar pelos interesses do podcast brasileiro. Hoje é claro que todos gostam do presidente Maestro Billy e uma parte dos podcasters não vão com a cara do vice-presidente que é o Ricardo Macari. Eu realmente até entendo os motivos ou as “picuinhas” envolvendo as duas partes. Tanto eu como o proprio maestro Billy já tentamos de várias formas interceder nos bastidores para tentar melhorar a situação mas foi em vão. Com isto projetos interessantes que podiam ser feitos na associação, ficam parados devido estas diferenças. Devido esta desunião, uma lista de discussão acabou sendo dividida.
E nesta nova lista de discussão onde estudávamos a possibilidade de fazer uma cobertura na Campus Party 2010, foi citado abertamente que o pessoal não queria dar o apoio a ABPOD na Campus Party, devido ninguém gostar do vice-presidente. Acabou deixando claro que alguns não estão interessados na divulgaçao do podcast brasileiro e sim nos seus proprios interesses tanto é que a discussão sobre este tópico morreu. Eu sei, são palavras pesadas o que estou falando mas não são novas. Pelos comentários na lista de discussão, todos podem chegar a mesma conclusão.
Podcast tem Futuro?
Não! Enquanto tivermos estes problemas que citei a cima, não vejo um futuro promissor. As vezes acho que teríamos de começar novamente do zero. Sem “picuinhas” sem interesses próprios, sem egos, sem sei lá o que. Mas é tarde. O podcast vai continuar, alguns irão sobreviver, outros não. Mas chegará um momento onde o podcast será produtos de portais e o “pequeno independente”, irá morrer aos poucos ao ficar cansado de nadar contra a correnteza e contra todos os problemas citados neste texto.
E o Prêmio Podcast?
Este será já um assunto para outro post.
E o Barraco de hoje?
Bom se é para o bem do podcast brasileiro, eu peço desculpa por ter iniciado e não ter colocado o @ antes do nome do Eduardo Moreira. Muitos podem achar que eu persigo ele, mas não é dada disso. Mesmo tendo estas diferenças eu admiro o esforço dele e acreditem eu continuo ouvindo os podcasts dele. Eu como amante de podcast eu escuto boa parte dos podcasts brasileiros, justamente para saber e poder dar as minhas opiniões sobre o cenário nacional. O motivo de pedir desculpas é que preciso também dar o exemplo. Se falei que existe uma desunião, tenho que ser o primeiro em corrigir isto para que outros também possam corrigir. Soou demagogia né? Se vocês me conhecem realmente sabem que não é.
Abraços e VQV

September 5th, 2009 at 7:14 am
Vamos lá …
Concordo com vc em muitas coisas Eddie, principalmente na questão da desuniam do povo, prova disso são algumas coisas que vemos, de podcaster falando mal de outro podcast, ou de alguma pessoa que faz podcast. A perioticidade realmente é algo extremamente complicado, muito pela falta de patrocinio digamos, pois temos que organizar nossa vida pessoal, profissional e ainda reservar umas 3 horas para gravar, mais 3 ..4 .. para editar publicar, fazer pauta e por ai vai …
Nós do AperteCast fazem 5 semanas que não publicamos o nosso podcast, por pura falta de tempo, pauta nós temos, pessoas para gravar também, pedido do público é imenso ainda, porém pela MINHA falta de tempo não consegui manter o ritmo. Mas estamos migrando de servidor e agora na próxima quinzena vamos retormar.
Uma vez conversando com o Jonny Ken em um podcast ele me disse algo do tipo “se o podcast passar do episódio 35, poderá ter sucesso” … na época estavamos no 29 hehe passamos do 35 mas agora deu esse pequeno probleminha que é comum em muitos podcast.
E o que eu sugiro ?
Aquela velha frase – A união faz a força.
Creio que por ex. o grupo de discussões podcast, deveria ter uma melhor organização e participação.
Que o prêmio podcast fosse amplamente discutido por todos os podcasters, ditando as regras, e tudo mais, pois ai tenho certeza que todos “fazendo parte realmente disso”, ajudariam a divulgar, organizar, e pauta as regras … Pois muitas coisas infelizmente dão entrada para o inicio de uma discussão, e acredito que quando algo é organizado por todos e não por apenas 2 ..3 pessoas a coisa flui melhor .. e sabe fico com receio até de escrever algumas coisas pelo medo da má interpretação que em nada ajuda nossa mídia.
Bom já escrevi um texto, mas quando se fala de podcast eu adoro falar, pq adoro, e faço pq gosto e vamos lá pessoal nos unir para fazer ele não morrer como tio Eddie profetizou (não se ofenda Eddie hehe)
Lembrei agora daqueles dois domingos que gravamos – Eddie / Eu / Jurandir e O Eduardo Moreira, acho que eram esses … bons dias, ali começou algo que acredito eu contribuiria muito para o Podcast.
Bom tio Eddie, de bate pronto após ler seu texto foi o que veio na minha cabeça escrever, espero ter contribuido … pois foi essa a intensão!
Abrs!!!
September 5th, 2009 at 7:35 am
[...] this page was mentioned by Paulo Moraes (@paulinhocn), Rafael Martins (@rafaelapertef5), Rafael Martins (@rafaelapertef5) and others. [...]
September 5th, 2009 at 10:23 am
Fala Eddie!
Muito boa a discussão proposta com suas ideias. Concordo em boa parte: também acho que falta à grande mídia “descobrir” o podcast independente, acho que o feed back é importante, mas não é o único responsável pela vida de um podcast (eu mesmo escuto muitos, há muito tempo, mas só comento quando tenho algo de novo a acrescentar).
No entanto, gostaria de colocar minha lenha nessa fogueira e pedir a sua opinião e a dos leitores:
Desunião – Não vejo essa necessidade de haver uma “classe unida” de podcasters. Para mim, a união ocorre naturalmente entre criadores com as mesmas afinidades. Um órgão de classe é extremamente importante, como a ABPOD é, mas é utopia acreditar que todos os podcasters brasileiros darão as mãos e cantarão “We Are the World”. Não é assim em nenhuma área, profissão, classe, por que haveria de ser no podcast? Tem muita gente “do bem” se ajudando, mas isso não tem de ser uma regra pré-definida, tem de ser natural.
Além disso, não podemos criticar nem cobrar nada daqueles que tem algum sucesso. Eles não tem nenhuma obrigação de perder tempo para ajudar os outros a fazerem aquilo que eles fazem. Vocês já viram o Santander parando para ajudar o Unibanco a melhorar suas carteiras ou veiculando em horário nobre uma propaganda indicando o concorrente? Ok, a analogia não é perfeita, mas com os podcasts também não é assim. Eles – os bancos – tem uma entidade que os representa nos interesses em comum – a Febraban – e só. O que cada um vai fazer para lucrar (ou no caso dos podcasts, para dar certo) é problema de cada um. Rale e aprenda e, se você for bom, alcançará algo.
Mesmo com essa “defesa”, discordo que Juras, Alottoni e Azaghâl não façam nada pelo podcast brasileiro. Ao contrário. Fazem muito mais do que conseguimos perceber. Imagine um cenário sem RC e NC. Muito provavelmente nenhum outro teria ocupado o lugar com a mesma audiência e qualidade e, consequentemente, quase a totalidade de podcasts independentes vindos depois, inspirados neles, não teria sequer nascido. Falo pela minha impressão, claro, e posso colocar a experiência do PodCumê. Sem o incentivo inconsciente deles, não existiria. Sem fazer pirotecnia nem aula, já há algum tempo eles ensinam como se fazer um podcast e, além, como ser um empreendedor. Basta que quem os acompanhe seja perspicaz e consiga absorver essas lições implícitas. Também é necessário colocar que o CCR e o JN se tornaram empresas, um trabalho profissional, e temos de entender que no negócio deles não caberia uma pausa para indicações ou coisa que o valha. Fazemos isso em podcasts amadores, como o meu, porque não temos nenhuma responsabilidade com audiência, retorno lucrativo, etc. Minha família não depende do Cumêcamão para viver. O dia em que depender, vou precisar ter o mesmo cuidado com o que vai ao ar.
E olha que vocês estão lendo isso de alguém que sempre colaborou com o Jovem Nerd e que pediu pessoalmente ao Deive uma indicação ao PodCumê (não tenho vergonha de dizer). Não tenho o direito de exigir nada e é preciso colocar isso aqui, para que os leitores possam contrapor as ideias e formar as suas próprias.
Animosidades – Embora eu ache que não devemos esperar que haja uma “coletividade” unida, acho que cada um deve cultivar a ética de sociabilidade. No episódio do Macari, faltou diálogo e entendimento das duas partes envolvidas. Podemos ficar de um lado ou de outro, de acordo com nossas afinidades, mas não podemos fechar os olhos para essa verdade: com um pouco mais de respeito entre eles, isso não teria ocorrido. E mais: não foi bom nem ruim para a podosfera. Não acrescentou nada, também não prejudicou nada. A divisão da lista, sinceramente, não afeta em nada o cenário. Só passamos a ter informações interessantes em dois lugares diferentes, algumas mais atualizadas e discutidas do que as outras.
Futuro – Acho que o podcast tem tanto futuro quanto consigamos nos adaptar ao que o público procura. Não é uma questão de o quanto possamos nos unir ou de quanto apoio estamos tendo. Enquanto houver um público, por menor que seja, interessado em algum assunto e, do lado de cá, pessoas dispostas e disponíveis para produzir, haverá podcasts. Veja bem, não estou dizendo que todos os podcasts vão ter uma vida longa e de sucesso, porque não vão. Assim como na vida pessoal, somente alguns vão alcançar um sucesso estrondoso e a maioria terá de se contentar em fazer algo bom e ser reconhecido por isso, mesmo que seja por poucos. Não há nenhum demérito nisso.
Enfim, não sei se acrescentei algo à discussão, mas coloquei minha opinião sobre tudo isso. O Monacast vai deixar saudade, é uma pena, mas a vida continua e não vejo o começo do fim dos podcasts por isso. Vejo apenas o fim de um bom podcast que pode até espelhar as dificuldades que enfrentamos hoje, mas definitivamente não há uma onda de desistências e fins de projetos. Assim como nasceram um sem número de podcasts no último ano, alguns poderiam acabar. É um ciclo natural.
Marcelo Salgado
http://www.cumecamao.com.br
September 5th, 2009 at 10:23 am
Rapaz, você comentou sobre o Gui Leite e me deu bastante saudade do “Bom dia, boa tarde, boa noite!”. Muito bom! Aproveito e mando um alô ara o Gui Leite lá na Irlanda!
Olha, finalmente alguém envolvido na podosfera falou aberta e sinceramente sobre os comentários. Claro que para os podcasters, receber feedback sobre as edições é bom; abre discussões e pageviews no site. Mas, conforme citado por você no texto, muitas vezes não dá para acessar o site logo após ouvirmos. Lembro que sempre ouvi podcasts no metrô, indo e voltando do trabalho. Quando chegava no trabalho, tinha que trabalhar. Quando chegava em casa, queria tomar banho, comer, descansar ou ir para a faculdade. Fora as vezes que simplesmente eu esquecia de acessar o site. A falta de comentários ou de e-mails aos podcasters não quer dizer que não ligamos para o podcast, mas que às vezes não dá. Sempre que lembro, gosto de comentar, mas é difícil eu lembrar.
Quanto à ajuda de podcasters consagrados aos menores, realmente já foi mais incisivo. Lembro que conheci o Monalisa e o NowLoading (meu podcast favorito atualmente) graças aos comentários do Nerdcast e RapaduraCast. Atualmente, dentre os que ouço, os que mais promovem a participação de outros podcasters (os crossovers) ou de convidados são o Eduardo Moreira e o NowLoading. Seria legal os podcasters comentarem sobre outros podcasts, quais eles ouvem, etc. Aliás, foi por esse motivo que votei no Jurandir Filho para personalidade podcaster no primeiro Prêmio Podcast. Foi merecido aquele prêmio.
Enfim, não ouvia muito o Monalisa, mas é triste saber que o podcast brasileiro perdeu um influente programa e espero que essa tendência não se intensifique.
Abraços.
September 5th, 2009 at 1:31 pm
Eddie, muito interessante sua análise. Apesar da falta dos comentários nos posts do podcast desanimarem quem o faz, não coloco a culpa e nem digo que seja fator determinante para parar o podcast.
Como já comentei com várias pessoas, muitos comentam quando conhecem e começam a escutar o podcast. Depois que passa a novidade, não é sempre que comentam. Sem contar o que você falou, nem todos tem tempo de ir até o blog comentar.
Sobre a desunião do grupo, eu acho complicado… são coisas que vemos em todos os lugares, na blogosfera, na mídia, entre jornalistas e celebridades. Claro que se tratando de uma mídia nova e um grupo pequeno, este tipo de coisa afeta mais!
Mas realmente tem as inimizades e falta de maturidade no meio.
Abraços,
Mafalda
September 5th, 2009 at 1:44 pm
Só para completar…
Eu acho que o Jurandir do Rapaduracast deu bom bom apoio para vários podcasts novos, participando não somente do nosso, no ano passado, mas também de vários outros.
Acho que muito pior do que um podcaster que está dedicando todo o seu tempo para o seu podcast crescer e render, e por conta disso não tem tempo para mais nada, pois se tornou um negócio. Muito pior e destrutivo para a imagem do Podcast Brasileiro são aquelas pessoas que querem de algum jeito aparecer, ou conquistar seu espaço tentando destruir o colegal podcaster, ou falando mal dele por aí.
Eu acho o fim, o absurdo, o cara faz podcast e fica falando mal do trabalho do outro. Acho até anti-ético. Analisando erros do outro, jogando no twitter ou por aí, tentando até sacanear ou acabar com o outro, pensando que assim o dele fará diferença.
Isso também contribui para a imagem ruim da Podosfera Brasileira como um todo!
Mafalda
September 5th, 2009 at 1:54 pm
Eu acho que as vezes os podcasters esperam demais dos ouvintes, se tiver quem reclama de seu podcast, ignore, patrocínio é dificil conseguir, mas vá tentando, fazendo um bom trabalho, mostrando qualidade… Tem um monte de podcast, mas de qualidade mesmo são poucos.
No fim só falta isso para os Podcasters:
- retorno (feedback)
- dinheiro
- ter os 2 acima fazendo o que gosta.
September 5th, 2009 at 2:13 pm
Grande Eddie!
Mais uma vez tendo iniciativa e coragem para falar o que pensa sobre a ‘podosfera’ brasileira! Parabéns!
# Sobre o Monalisa, fiquei sabendo pelo seu post e fico triste por isso. Quem sabe elas um dia voltem (tomara).
# Creio que tem um pouco de contradição quando diz sobre o feedback e as críticas aos podcasts. Se eu (e vários outros) não tivesse reclamado no Rapaduracast e no Guanabaracast sobre os incessantes pedidos de comentários estaria me omitindo quanto à esse fato. E concordo com vc que esses pedidos chegam ao limite da vergonha alheia. Não é comentário que segura audiência. A mídia nesse sentido é cruel, pois não há tanto interesse no blog e sim no áudio do blog. Hoje em dia já não são meus podcasts favoritos e já não acompanho mais como antes, até por esse fato de terem se tornado celebridades no mundo do cinema e tecnologia, respectivamente. E tb não os culpo por nada. Aliás, já não reclamo de podcasts (a não ser do Macari, hahaha) e sim procuro parabenizar e agradecer a cada trabalho realizado.
# A questão da periodicidade e remuneração é bastante polêmica. Se não há compromisso ($$), não há periodicidade que aguente. É o caso do PodSemFio que está retornando depois de muito tempo sem movimentação. Para os muitos que não tem retorno financeiro direto, não pode se quer haver cobrança por parte dos ouvintes, que aliás, são como torcidas de futebol. Não se pode dar ouvidos em tudo!
# Sinto muita falta tb dos saudosos podcasts que me fizeram entrar nesse mundo doido. Gui Leite, galera do BlogBits, Mesa de Centro, ElasPod…
# Creio que, no Brasil, para alguma coisa funcionar de verdade, tem que ter alguém que ‘manda’. A ABPOD tem que se manifestar e se envolver mais diretamente com a questão podcast no Brasil. Não adianta fazer ações isoladas e prêmios anuais se efetivamente não tem valor algum. Se tem gente atrapalhando esses projetos em andamento, que elas se retirem ou sejam retiradas. Se não quer ajudar, não atrapalhe!
# Desentendimentos sempre irão ocorrer em qualquer tipo de reunião de pessoas e interesses. Tenho visto vários crossovers de podcasts e todo mundo se dá bem. Só precisa ser estimulado mesmo.
# No mais, é agradecer a cada podcaster que se dispõe a fazer entretenimento gratuito para nós ouvintes e amantes desta mídia.
Grande abraço Seu Silva!
September 5th, 2009 at 5:33 pm
Rafael Martins,
Valew pelos comentários e pelas sugestões. Eu também gosto muito desta mídia e também evito falar muita coisa pois sempre alguns acabam distorcendo e não entendendo o meu ponto de vista. Muitos confundem a minha opinião com barraco ou mimimi, talvez porque muita das vezes eu cito nomes.
Com respeito ao Prêmio seria legal sim ele ser dirigido pelos proprios podcasters. Já pensei varias vezes em passar para a ABPOD mas infelizmente hoje somente o Maestro Billy toca a bola e ficaria sobrecarregado para ele. Vou ainda decidir sobre isto.
abraços e VQV
September 5th, 2009 at 5:52 pm
Olá Marcelo Salgado,
Agradeço a sua opinião e sinceridade. Quando citei o Nerdcast e Rapaduracast sabia que corria o risco de levar pedradas. Felizmente pra mim você fez de uma forma educada e eu agradeço. Quando citei que eles não davam apoio eu fui bem claro que entendia que agora eles sao empresas, tem sites, pautas para cuidar e tudo mais. Mas sim eu e muita gente do meio sente uma falta do apoio deles talvez na associaçào, talvez em projetos que ajudaria a divulgação do podcast brasileiro. Falta de tempo todos tem, eu vejo pelo Maestro Billy que tem uma agenda super corrida mas mesmo assim ele consegue dar seus pitacos. E sim os bancos mesmos sendo concorrentes, eles tem uma associação de banqueiros para cuidar dos interesses mútuos. O meu erro foi talvez falar que eles podiam citar novos podcasts indicando outros ou sei lá. Mas o que eu queria enfatizar mesmo era que quando os “grandes”que tem um destaque nacional, que tem acesso a outra mídia, contatos, eles podem sim de alguma forma ajudar o podcast brasileiro diretamente além destas citadas por você. Fui sim infeliz de cobrar esta ajuda. Poderia ficar quieto e deixar as coisas acontecerem. Afinal quem sou eu para ficar cobrando isto né?
abraços
September 5th, 2009 at 6:02 pm
Eddie,
Já que você deu sua visão sobre a situação, permita-me comentar, discordar de alguns pontos e concordar em outros.
Todos ficamos tristes com o fim do Monacast. Também fiquei sabendo um pouco antes do resto das pessoas e, apesar de entender os motivos das meninas, certamente sentirei falta do programa delas.
Talvez o Jonny Ken esteja certo quando diz que não existe podosfera, e sim pessoas que fazem podcasts. Esse senso de comunidade que você prega pode nunca acontecer, mas isso não quer dizer que não existam grupos dentro da mídia que trabalham em conjunto. O Metacast está planejando uma coisa pro final do ano que tem potencial pra ajudar todo mundo a se divulgar.
A questão da imprensa é realmente complicada. Não sei se a mídia brasileiro sabe ou se importa com os podcasts. Isso é algo que ainda precisa ser mudado aos poucos.
Usar o caso do Adam Carolla para exemplificar porque os podcasters não precisam de feedback não faz sentido. Carolla foi astro de TV e certamente levou uma grande parte do seu público para a internet, o caso dele é completamente diferente de alguém que nasce na mídia podcast.
Além disso, se o cara tem 500 mil downloads por episódio, seu programa já é um sucesso que se sustenta por patrocínios ou comerciais. Isso significa que a principal motivação para continuar gravando, é continuar lucrando. O pessoal do “baixo clero” que tem cerca de 300 downloads por episódio precisa sim de um estímulo maior para continuar produzindo seus programas. E o retorno dos ouvintes é o melhor estímulo que pode haver nesses casos.
A publicidade em podcasts é a tendência natural. Parte do público sempre vai reclamar, assim como reclamamos dos comerciais na TV a cabo, mas quem curte o programa vai continuar escutando. Já os trolls… bem, que se danem eles!
Admito que não me recordo do Nerdcast fazendo referência à nenhum podcast iniciante, só lembro mesmo deles citando o Rapaduracast e o Monacast. Creio que divulgaram o Dimensão Nerd quando o programa foi lançado, e só. Mas não estou aqui pra fazer juízo de valor. Deive e Alexandre são pessoas ótimas e que, pelo menos comigo, sempre foram simpáticos e solícitos.
Já o pessoal do Rapaduracast usou sim a sua influência para divulgar muita gente. O Juras meio que apadrinhou o Monacast e o Now Loading, e ajudou a geração seguinte de podcasters, seja participando dos nossos programas ou nos convidando a participar do Rapaduracast. De cabeça, lembro dos seres rapadurianos dando uma força pro Papo de Gordo, Filecast, Piratacast, SOScast, Jotacast, Spinoff, Apertecast, Podcumê, M2List, Máquina do Tempo…
Mesmo caso com as meninas do Monacast, o primeiro podcast grande a me convidar para uma participação especial. Como não escuto o Now Loading, não sei se eles fazem isso também, mas acredito que sim.
Os podcasters falam entre si e fazem referências entre os programas sim. Sei que existem muitos podcasts e que certamente você não tem como escutar à todos, mas tenha a certeza de que a galera interage.
O pessoal do Pauta Livre News e do Toscochanchada vive se provocando, a galera dos podcasts cristãos está sempre em contato, sem falar de todo o grupo envolvido no Jabácast (falo especificamente da segunda versão). Nos tornamos grandes amigos a ponto de atravessar o país apenas para nos encontrarmos e gravarmos podcasts juntos.
Estou longe do primeiro escalão da podosfera, mas com a pouca influência que tenho hoje em dia já faço de tudo para ajudar a divulgar a galera que chegou depois de mim. E não sou o único a fazer isso.
A sua visão de como as coisas deveriam ser pode não ter se tornado realidade, mas eu vejo muitas possibilidades boas surgindo. E acredito que, apesar de todas as confusões citadas em seu texto, a Campus Party será um momento em que a podosfera vai mostrar a sua força.
Abraços e VQV, seu Silva!
Que venha o Prêmio Podcast 2009!
September 5th, 2009 at 6:08 pm
Olá Marcus,
Eu também sinto a falta do podcast do Gui Leite. Ele e o Nickellis realmente são os Nice Guys.
O problema de eu cuidar da organização do Premio Podcast é que não posso as vezes falar o que eu penso. E quando eu resolvo falar um pouco, acaba sim sempre me deixando em maus lençois.
Como citei ao Marcelo, o meu post deu a entender que o JN e o Rapadura precisam ficar anunciando podcasts de outros. Sim errei neste ponto mas na realidade eu cobrava outro tipo de apoio. Um apoio a ABPOD, um apoio a projetos ou qualquer coisa que ajudasse a divulgaçao do podcast brasileiro. Mas pelo que fiquei sabendo eles já ajudam a comunidade de alguma forma e infelismente eu não percebi e acabei citando o nome deles. Paciencia my bad!
abraços
September 5th, 2009 at 6:17 pm
Ola Mafalda,
Esqueci de citar outros fatores como falta de tempo, filhos, trabalho e tal mas também o post ia ficar maior. Realmente é uma utopia minha eu exigir união. Mas gostei da sua sugestão, “se não consegue ajudar, fique quieto e não critique o trabalho de outros”. Eu me lembro sim quando o Juras ajudava os novos podcasters como vcs, Guanabara e outros. O meu post nao teve o objetivo de desrespeitar os meninos, pois como citei admiro eles pelos seus sucessos.
Obrigado pelo comentário
Abraços
September 5th, 2009 at 6:21 pm
Olá Josias,
Valew pelo comentário. Realmente tendo um retorno financeiro, é um animo a mais para nao pararem de gravar.
abraços
September 5th, 2009 at 6:25 pm
Olá Leandro,
Valew pelo comentário e pelo apoio. Concordo com o que você disse também. Sim acho que a ABPOD precisa ter uma reciclada em todo pessoal que não participa.
O problema de ter coragem para falar é que sempre irei incomodar alguém e é chato mesmo escrever algo e dar ar de MIMIMI. Não é este o objetivo.
Abraços
September 5th, 2009 at 6:39 pm
Eu me lembro que no Nerdcast eles também já citaram o Now Loading umas três vezes pelo menos, e muitos ouvintes (inclusive eu) conheceram o NL através do NC, quando o NL ainda estava no número 5. Hoje eles estão no Round 60 e tenho certeza que a “propaganda” do Jovem Nerd surtiu muito efeito. Tbm me lembro do NC citando Radar Pop, Braincast, etc.
Sra Jn e Portuguesa já participaram de um Monacast duplo, e Jn e Azaghal tbm já participaram de um Monacast, Radar Pop e 2 Rapaduracasts, se não me engano. Acontece que não dá pra se exigir que eles fiquem sempre participando de outros podcasts, acho até que divulgar em posts do blog é válido, mas enfim, cada um tem seus afazeres do dia-a-dia, e cada um sabe o tempo que tem disponivel para conseguir fazer tudo, lidar com trabalho, familia, etc, e ainda por cima gravar os podcasts.
O principal problema dos podcasts é a falta de comentários em alguns, como era o caso do Monacast. Agora com todo respeito, mas tem muito podcast por ai que tava na cara que não ia durar muito. Surgiram dezenas de podcasts novos em pouquissimo tempo, é lógico que essa bolha iria estourar um dia, e só os mais fortes, com mais ouvintes ativos, etc, continuarão.
E com tantos podcasts semelhantes, os menores não conseguem competir com os maiores, por isso é muito dificil falar em querer levar o podcast de forma profissional. Existem nichos e temas especificos, e em cada um deles alguém se destaca, como Nerdcast na parte de humor, Rapadura no Cinema, NowLoading nos Games,etc.
Pra mim o que vem se destacando no Humor e Gastronomia, por assim dizer, é o Papo de Gordo, do Dudu Sales, que inteligentemente optou por ter um podcast quinzenal, mas que até agora tem mantido uma qualidade invejável, comecei a escutar a pouco tempo e já virei fã. O errado é se comprometer semanalmente, mas sem conseguir manter a qualidade.
abs
September 5th, 2009 at 7:08 pm
Eduardo Sales,
Obrigado pelo seu comentário. Realmente você tocou em bons pontos. Fico contente mesmo o Metacast promover o podcast brasileiro e vou dar apoio se possível. Como citei antes, errei em falar ou pedir para eles citarem o podcast do iniciantes ou pequenos. Estamos vivendo numa realidade diferente de 2005. Na verdade o que eu queria cobrar mesmo era um apoio direto não aos podcasters em geral mas e sim um apoio talvez na ABPOD por meio de lista ou até mesmo twitter. Confesso errei em exigir isto. Afinal quem sou eu para cobrar né?
Agradeço mais uma vez pela sua boa educaçao não jogando pedras no Seu Silva
e desejos sucessos mesmo para seus projetos.
VQV my babie!!!
September 5th, 2009 at 7:11 pm
Olá Gabriel,
Quando cobrei apoio na realidade o que eu queira dizer é sentar com o maestro Billy e outros “lideres da podosfera” para ajudar a definir projetos ou até mesmo fortalecer a associação. Errei sim em pedir que eles comentassem em seus episódios, afinal, quem sou eu né em cobrar isto. Errei prometo melhorar.
Abraços e obrigado pelo seu comentário
September 5th, 2009 at 11:08 pm
Fala Eddie,
Que isso, a discussão está em alto nível, meu velho! Muito bom!
Entendi o seu ponto. Talvez as pessoas esperem deles – os grandes – ações que nem mesmo aqueles que esperam saibam quais são. Que tal se a ABPOD, o Seu Silva (rá) ou mesmo alguns de nós, Dudu Sales e Pablo, do Metacast, por exemplo, criassem um projeto prático de apoio deles para conosco? Assim, em vez de somente esperarmos passivamente a manifestação ou apoio voluntário, apresentamos uma proposta real de colaboração. Mas tem de ser bom para todo mundo, para não ser entendido como uma tentativa de nos aproveitarmos do sucesso que eles já alcançaram (diga-se de passagem, quase sem apoio algum). Tenho certeza de que eles pelo menos analisariam com carinho, pois sabemos que são “do bem” como eu figurativamente escrevi no coment anterior.
Marcelo Salgado
September 9th, 2009 at 1:42 pm
Olá, Eddie.
Venho aqui tentar mostra o que noto na comunidade. Lembrando que entrei nesse mundo dos podcast há pouco mais de 6 meses, então não sei de tudo o que se passa, também acho que eu possa ter um olhar sonhador ainda e provavelmente tenho uma visão distorcida dos fatos. Mas vamos lá.
Virei podcaster no início do ano e junto comigo uma galera estava começando. Alguns começaram pouco antes, outros pouco depois, mas todos no primeiro semestre de 2009. Toda essa garela parece que colocou seus barcos no mar e partiu para o desconhecido oceano da internet. Alguns se atiraram com tudo, outro começaram mais de vagar, alguns se atrapalharam pelo caminho e ficaram um pouco para trás, bem como outros parecem ter encontrado atalhos, mas todos parecem seguir o mesmo caminho. No meio do caminho alguns mais experientes acolheram essa nova trupe e estão ajudando no desenvolvimento da mesma. Exemplo disso é o Metacast, que tenho certeza trouxe uma melhora na qualidade dos podcasts brasileiros, pois faltava alguém que nos desse dicas de que caminhos seguir, além de divulgar os podcasts sem preconceito algum.
Consigo notar certo respeito entre todos esses pequenos-gicantes, que me parecem realmente estar interessados no crescimento da dita “podosfera”, que me parece ser na verdade “podosferas”, afinal não vejo realmente nenhuma ligação entre os grandões e os pequenos, salvo exceções. Mas também não vejo problema nisso, continuo ouvindo os grandões e divulgando-os pois além de serem realmente bons acredito que quanto mais eles crescerem, mais a área de abrangência do podcast se expandirá e mais espaço teremos para aparecer. Noto que falta divulgação mesmo, pois muitas pessoas que conheço nunca ouviram falar de podcast. Sou totalmente a favor da publicidade, acho que não machuca ninguém, muita coisa que pussuo hoje eu não teria descoberto se não fossem propagandas, é só não exagerar.
Realmente falta legalização também, pois acredito que grande parte dos pequenos não são associados a ABPod, por acreditarem fazer algo amador. Falta alguém chegar e dizer: Não, vocês são um meio de comunicação! Vocês têm poder nas mãos! Acho que muita gente trata, inclusive os podcasters, o podcast como brincadeira, assim como blogs e vídeos na internet eram tratados.
Talvez a culpa maior nem seja da podosfera em si, talvez a culpa seja do brasileiro. A maior parte das pessoas que conheço usa a internet pra lazer, pra ficar no Orkut, pra conversar no Messenger. Nada contra, também faço isso, mas o nível cultural brasileiro é muito baixo. Pelo que vejo, o publico do podcast é um publico mais diferenciado, não conseguimos atingir um nível popular. Segundo o Mídia Kit do Cinema com Rapadura o Rapaduracast tem 15.000 ouvintes por edição e é um dos maiores podcasts brasileiros. O exemple que tu deste sobre o Adam Carolla achei perfeito. 500.000 contra 15.000. Isso mostra a nossa fraqueza. Quantas pessoas assistem diariamente a novela da Globo? O papo das ruas não é o último episódio do Nerdcast, é o que aconteceu ontem no Big Brother ou A Fazenda. Isso espanta o anunciantes também, ele vai lucrar mais com blogs do que com podcast. Eu teria até vergonha de expor as estatísticas de acessos do ARGCast. Pra mim a maior conquista da podosfera é a participação do Nerdcast no VMB da MTV. Isso mostra o poder que temos, isso irá divulgar muito a nossa mídia, por mais que nem saibam que eu exista eu luto para que um dia saibam. E aparentemente estamos chegando na TV! Só fico puto porque tem uma categoria “Twitter do ano”, o twitter chegou depois e já nos ultrapassou…
É isso, acho que me passei e que ficou meio confuso, mas fui escrevendo conforme vinha na cabeça… aushusahasu
Desculpa qualquer opinião errada, esse é o meu ponto de vista. Quero ressaltar novamente que não tenho experiência suficiente ainda, então provavelmente tirei conclusões erradas. Mas resumindo, eu só queria dizer que vejo que os pequenos estão se ajudando para crescer juntos e que espero que os grandes continuem crescendo também, mesmo que sozinhos, pois o desenvolvimento deles possibilita o nosso.
Abração!
Matheus Shortfall
September 9th, 2009 at 6:56 pm
Venho aqui apenas para deixar muito claro para o Eddie Silva que:
1) Ed Moreira não sou eu. E acho uma pena que tem alguém que desça a ponto de se passar pelos outros. E usando o meu nome e o do Eddie para aumentar polêmicas e discóridas
2) Se tem alguém que me odeia a ponto de se passar por mim, é o fim da picada.
3) Eduardo Sales Filho sabe que eu me comprometi a não fazer nenhum tipo de comentário.
4) Só fui informado agora pelo Leandro de Souza Ramos, do Spin-Off, o que aconteceu. Tenho ficado desconectado a maior parte do tempo em Campo Grande, MS (aliás, acabei de encontrar com ele, o que prova a veraticidade dos fatos).
Do mais, é isso.
Eduardo Moreira
October 18th, 2009 at 8:57 am
[...] Post polêmico do Eddie Silva – leia e forme sua própria opinião! [...]
October 20th, 2009 at 9:09 am
“Se não tem feed, não é podcast” = Discordo, a mídia em si é o que termina na minha mão, ou mp3 player. Ter ou não um feed não é o que vai fazer aquele arquivo ser um podcast. =S
Será coincidência a maioria do pessoal “ir com a cara” do Maestro Billy e não com a do Ricardo Macari? Talvez seja a idade, a experiência ou sei lá o que, mas o Billy sim é um cara muito gente boa, ajuda todo mundo e quando é pra se colocar numa opinião contrária a qualquer coisa ele sabe como fazer. É educado, trata bem as pessoas etc. Já o Macari é um arrogantezinho nojento que fica cagando regras e ignora qualquer tipo de crítica. =/
Sobre o tópico “Falta de Apoio”, discordo MUITO também. Sorry Eddie, mas parece que tu não escuta nenhum dos dois “grandes” citados. Eles divulgam SIM outros podcasts. Pergunte para as meninas do Monalisa quem as ajudou quando começaram? Sinto cheiro de “mágoa” por eles não estarem participando do prêmio esse ano.
Enfim, acho que o podcast brasileiro tem futuro sim. Ok, o Nerdcast não faz uma sessão na sua leitura de e-mails para indicar outros. Mas ganharam o VMB. A projeção que isso tem na mídia é muito grande. Jornais como o que você criticou já estão dando mais espaço para podcasts, inclusive indicando alguns. Mas tudo é uma questão de ponto de vista. Acho ter ou não futuro vai de cara um.
No mais, nada mais!
November 4th, 2009 at 11:35 am
Olá li a maioria dos comentários, cheguei ao blog através do Radiofobia, podcast que reproduzo na minha Rádio Web, acho que podcasts quando produzidos com profissionalismo tem espaço sim, a concepção da minha rádioweb é apostando nessa tese , rádio com qualidade de áudio e reproduzindo podcasts como se fosse uma programação normal. E tem mais, com o advento do Rádio Digital creio que podcasts de qualidade migrarão para a Rádio Comercial reproduzidos em canais secundários alternativos e dependendo até no canal principal, quanto a patrocínio creio que isso acontecerá quando a internet estiver mais ” popular ” maiores acessos por celulares ou por receptores de rádios wireless, algo do tipo. De qualquer forma as observações são interessantes e pioneiras, vou desde já tentar ouvir alguns dos vários que estão no blog e quem sabe fazer parcerias, inclusive com você Eddie.
Outro detalhe a produção pra ficar redondinha, leva tempo e a critividade tem que ser melhor pois o internauta consumidor é qualificado, muitas produções de baixo nível estão bombando nos canais abertos de broadcast ( Rádios abertas ), mais as pessoas ouvem e não pagam nada, o internauta sempre paga.
O que faz algo sobreviver é a tara de fazer, tá no sangue transcende!!! é como gerar um ser.
Paz e aproveitem o dia.
November 12th, 2009 at 6:50 am
[...] Post do Eddie sobre o podfade brasileiro em 2009 [...]
November 21st, 2009 at 3:39 pm
Parabéns Eddie. Continue acreditando no Podcast e no cenário Brasileiro.
Agradeço o exemplo e a coragem.
Um forte abraço !